Consulta dos saldos esquecidos para quem tem mais de 54 anos encerra nos próximos dias
Banco Central alerta aos clientes para que tenham cuidado com os golpes e divulga os canais de consulta e pedido de resgate dos valores existentes
Na segunda-feira, 14, termina o prazo para que as pessoas e as empresas nascidas antes de 1968 consultem a eventual disponibilidade de saldos esquecidos em contas bancárias. Importante ressaltar que tal informação só pode ser obtida por meio do site criado exclusivamente para este fim: o valoresareceber.bcb.gov.br
Para realizar a consulta é preciso ter em mãos o CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou criação da pessoa jurídica. A partir de então, o sistema indicará uma data para a solicitação do resgate do saldo existente. O passo seguinte é criar uma conta Gov.br, nível prata ou ouro, para ter acesso ao Sistema Valores a Receber.
De acordo com informações do próprio Banco Central, o cliente que informar a chave pix de sua conta bancária receberá o valor disponível em até 12 dias úteis.
O BC alerta que “ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do órgão ou do Sistema Valores a Receber. Portanto, as pessoas não devem clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Elas também não devem fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Se esses pedidos ocorrem, são golpes”.