Ato do governo federal extingue a lista de doenças relacionadas ao trabalho

Entidades do movimento sindical reivindicam junto aos órgãos públicos e ao governo federal a retomada da vigência da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) atualizada.

 

O Ministério da Saúde publicou uma norma que resulta na eliminação da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), uma referência utilizada pelo INSS para a concessão de benefícios aos trabalhadores afastados por licença médica.

A Portaria GM/MS nº 2.345, divulgada no último dia 2, revoga a Portaria GM/MS nº 2.309, que inseria a Covid-19 na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), publicada no dia anterior.

Além de anular a atualização da LDRT, a Portaria GM/MS nº 2.345 não restabelece a Lista anterior à publicação da Portaria 2.309. Em recente nota, o Ministério Público do Trabalho (MPT) esclarece que “a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) foi expurgada do mundo jurídico, desvirtuando todo o sistema constitucional e legal de redução dos riscos de adoecimento relacionado ao trabalho em plena pandemia, o que se agrava diante da retomada ordinária das atividades econômicas”.

Entidades do movimento sindical reivindicam junto aos órgãos públicos e ao governo federal a retomada da vigência da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT) atualizada.

Encontre em nosso site

  

 

 

 

 

 

Filie-se

Sindicalizar-se significa fortalecer-se com vista à defesa de seus interesses, sendo estes individuais e coletivos, levando em conta que o sindicato lhes faz chegar informações preciosas, que o trabalhador nunca terá acesso se estiver caminhando individualmente. É um investimento individual e coletivo.

Filie-se hoje mesmo e garanta seus direitos.

Clique aqui e saiba mais!

Somos filiados

 A Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado do Rio de Janeiro
 
 A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade
 
 E a União Geral dos Trabalhadores