Encontro dos turismólogos destaca o turismo solidário e a valorização do profissional do setor

O XXIX Congresso Brasileiro de Turismo, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro, em Fortaleza, Ceará, e que abrigou em sua programação o I Congresso Brasileiro de Turismólogos e Profissionais de Turismo (I CBTuris 2019) trouxe grandes ganhos para o setor.
Sob o tema "Turismólogo, profissão de interesse público e o compromisso com a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", o encontro promoveu maior nível de conscientização acerca do crescimento e da  importância do turismo solidário; uma nova perspectiva do setor, fortalecida pela união de esforços, em nível mundial, contra o turismo predatório.

"Em cidades como Barcelona e Veneza, entre outras, a discussão sobre a sustentabilidade está mais avançada. A governança do turismo visa justamente essa união de atores sociais aliados às instâncias governamentais para discutir, criar soluções para o controle da capacidade de receber turistas, visando a preservação dos espaços, das culturas, o respeito à natureza, o equilíbrio do meio ambiente", esclarece a presidente do Sintur, Maria Rosalina B. Gonçalves (Rosa), citando a ilha de Fernando de Noronha como um exemplo da prática do turismo tradicional, de preservação e controle do recebimento de turistas.
Primeira presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo - ABBTUR Nacional, fundada em 1987 e, convidada especial para o congresso, Maria Rosalina foi homenageada por sua grande contribuição para a estruturação e reconhecimento da profissão e organização das entidades de representação da categoria.
E sua opinião, "o congresso representou a retomada da realização do congresso de turismo no Brasil, revelando a excelência do profissionalismo brasileiro com tantos mestres e doutores em turismo, conforme sinalizou o mestre Mario Beni, primeiro professor de turismo do Brasil, credenciado pelo MEC em 1971", conclui a presidente Rosa.